domingo, 23 de outubro de 2011

Relato da Reunião da Comissão Técnica e da Comissão de Moradores

Data: 28/09/11
Local: DGD-CO1
 
Síntese da reunião do GT Parque Linear Água Podre realizado em 28/09 no DGD-CO1. A reunião contou com a participação de representantes da comunidade. 

Pauta:

  • Apresentação do Administrador do Parque;
  • Obras de SIURB;
  • Contratação do Projeto do Parque Linear;
  • Desapropriações da Vila Tiradentes;
  • Obras da SABESP;
  • Projeto de SEHAB - conjunto habitacional e área de oficío;
  • Educação Ambiental.
 
O Cesar Pegoraro tomou posse na segunda feira (19/09) como Administrador do Parque Linear Água Podre. O Cesar acompanha, como liderança, as discussões e as ações de implantação do Parque desde 2006, sendo um importante articulador dentro e fora do GT. Recebeu as boas vindas de todos. 

Informou-se que as obras de canalização do córrego estão paralisadas. Avaliou-se que a paralisação das obras de SIURB, além das reclamações da população e da descrença geral em relação a execução do Parque, pode acarretar sérios danos quando avançar o período das chuvas: as águas podem escavar as laterais do gabião e tombá-lo, criando uma barragem que causaria o represamento da água em grandes proporções. Os responsáveis pelo acompanhamento da execução do contrato de canalização de SIURB convidados pelo GT,  não compareceram à reunião para esclarecer a interrupção das obras, já que pelo contrato a obra de canalização está prevista para todo o córrego, indo até o CEU BT.

Em seguida se discutiu os trabalhos de educação ambiental desenvolvidos ao longo desses 5 anos, principalmente pela equipe DGD-CO1. A Educação Ambiental funcionou como instrumento da gestão, mediando o processo participativo e envolvendo as comunidades locais e as EMEFs Hibraim Nobre e CEU Butantã nas atividades de reflexão sobre o Parque Linear como Política Pública de requalificação ambiental e urbana. 

Avaliou-se que a demora na execução das obras causa uma atmosfera local de descrença e dificulta articulações para tratar de importantes questões como a dos resíduos. A implantação da Central de Triagem no Parque Raposo Tavares torna possível a implantação de um Ponto de Entrega Voluntária no Parque Linear, que potencializaria o desenvolvimento de atividades de educação ambiental voltados à coleta seletiva e às questões de despejos irregulares dos resíduos.

Quanto ao Projeto do Parque Linear, a contratação ainda não se efetivou e o GT aguarda articulação de DEPLAN/SVMA junto a SIURB,  que é o  responsável pela contratação do projeto como compensação ambiental.

Em relação a desapropriação da vila Tiradentes, foi informado que houve a imissão na posse de 5 imóveis.  

SABESP informou que CONVIAS suspendeu o processo de autorização para intervenção no córrego e buscará reverter a decisão, pois tal suspensão implicaria em reiniciar todo o processo de licenciamento. 

SEHAB informou que  o pagamento das desapropriações para implantação dos conjuntos habitacionais está sendo avaliado frente as disparidades dos valores entre o que foi avalizado por SEHAB e o arbitrado pela Justiça.  
 
Encaminhamentos: Face a paralisação das obras de canalização e a ausência de esclarecimentos, o GT entende que é necessária a articulação entre os Gabinetes de SVMA e SIURB no sentido de garantir a continuidade das obras e a finalização da canalização em todo o córrego e a contratação do projeto do Parque Linear. O GT aguarda encaminhamentos de SEHAB para a continuidade do processo de atendimento habitacional a comunidade do Maria Lúcia.  SEHAB manterá o GT informado sobre o processo de desapropriação.  A SABESP manterá o GT informado sobre o processo de licenciamento em CONVIAS.
 
Presentes a reunião: Pedro, Renê, Márcia e Maria Lúcia (DGDCO1); Andréia e Elizabeth (SABESP); Livânia, Rejane e Claudia (SEHAB); Cláudia (DEPAVE 1/SVMA); Luiz Felippe (Sub-Bt); Marcia Rosa (SIURB/PROJE 4); Cesar (DEPAVE 5); Diana e Mozart (comunidade).  



5 comentários:

  1. Com muita tristeza leio essas informações.... Não aguentamos mais os buracos nas ruas, mal cheiro do esgoto saindo pelos bueiros, crianças brincando no meio da rua e a insegurança de carros/caminhões estacionados na rua da TRANSPORTADORA e pedestres andando no mesmo espaço... Hoje eu vi um trator e caminhões com pedras da empreteira responsável. Será que eles vão dar continuidade?????

    ResponderExcluir
  2. Por favor se alguem souber responder :

    Quais os 5 imoveis que já tem imissão de posse?

    O que essa imissão poderá contribuir com a conclusão das obras já iniciadas e a finalização do Parque ?

    Pratícia compartilho a sua tristeza, pois só quem mora na região sofre com o abandono das obras !!!!

    ResponderExcluir
  3. Olás! Pois é, as obras da Siurb foram retomadas e agora a Sabesp montou o canteiro de obras no Esmeralda. Temos que ficar em cima e estarmos juntos!
    Quanto a imissão na posse, é o final do processo de desapropriação, quando o imóvel é passado para a Prefeitura. Os imóveis que serão desapropriados estão na rua Rafik El Takachi. Algumas já estão vazias! A saída destas casas tem a ver com a passagem da infraestrutura de contenção das margens do córrego e a passagem dos canos da coleta do esgoto de toda a região.
    Bom, acho que é isto! Podemos organizar uma atividade para trocar ideias e nos fortalecer, o que acham?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Cesinha
    Agradeço a informação

    Espero que as obras não parem nova/e. Entendo que essa " retomada " pela prefeitura se refere ao corrego propriamente dito, e as áreas das nascentes ? alguma informação ?

    ResponderExcluir
  5. Oi Cesinha! Se vc quiser marcar uma reuniao para tirar as dúvidas... Eu apóio! Precisamos fazer pressão. Abs

    ResponderExcluir