Uma iniciativa da ONG Águas Claras do Rio Pinheiros leva alunos da região a identificarem o território e a relação com os rios urbanos.
Esta é a proposta do projeto Expedições Águas Claras que está ocorrendo na Bacia do Riacho Jaguaré. Levar os alunos a identificarem conceitos hídricos no entorno da sua escola e promover uma "viagem" pelo riacho Jaguaré, visitando uma de suas nascentes, passando pela sua foz e chegando ao projeto Pomar Urbano, no Rio Pinheiros.
Dentre as escolas municipais participantes está o CEU Butantã, levando os alunos dos 7°s, 8°s e 9° para esta atividade. Estes alunos, apesar de viverem na região, percorrem trechos da bacia do riacho Água Podre a fim de verificarem suas relações com o local.
Conceitos como bacia hidrográfica, ciclo da água, importância do sanemento, urbanização, cidadania e saúde são o fio condutor de conversas, jogos e caminhadas. Explicitar aquilo que passa desapercebido, questionar cenários do cotidiano e, acima de tudo, estimular a reflexão sobre a relação de todos os elementos identificados.
Uma possibilidade para nossos jovens entenderem mais profundamente o nosso papel de Cidadãos, a importâncis de nossos rios e se engajarem com a transformação positiva de nossa Cidade!
Acompanhe e participe! www.aguasclarasdoriopinheiros.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário