quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Relato Reunião Comissão Técnica - 22/09/10


Relato Reunião entre Comissão Técnica do Parque Linear Água Podre e
Comissão de Moradores

Data: 22/09/10 (Dia Mundial Sem Carro)
Local: SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente)
Presentes: Hélia, Arthur, René, Claudia, Pedro Peres e Rosélia (SVMA), Márcia e Alexandre (SIURB), Luiz e Livânia (SEHAB), Mozart (Sub BT), Renato (Rual) e Cesar (Comissão de Moradores)



Sobre as desapropriações da Vila Tiradentes e do terreno das Nascentes do Água Podre, Rosélia informou que para todos os lotes da Vila Tiradentes cujos processos passaram pela SVMA já tiveram o depósito do recurso da desapropriação em justiça. Haverá uma consulta jundo a DESAP (Departamento de Desapropriações) para atualização da situação de todos os lotes e seus processos. Apesar do recurso estar disponível, há dependência do judiciário no julgamento dos processos, ou seja, sem definição de tempo.

O terreno das nascentes teve o laudo feito para os três lotes, contudo ainda não há o recurso para a efetivação de sua desapropriação por SVMA.

Em reunião realizada em EDIF (Departamento de Edificações) da SIURB (Secretaria de Infraestrutura e Obras) com SVMA foi consenso a necessidade da modificação do método construtivo para a canalização do córrego no trecho da Av. Abílio Pereira de Almeida (atrás do CEU BT), para minimizar a interferência na vida das pessoas e ser mais compatível com as possibilidades de intervenções ali. O projeto de drenagem será refeito pela Drenatec.

No mesmo contrato coma Drenatec para a drenagem será incluído o projeto executivo para o Parque Linear, o que representa um ganho de tempo. O prazo estimado para entrega do Parque Linear Água Podre é final de 2012.

No dia 14/10 haverá uma reunião entre SIURB e SVMA com os projetistas do Parque Linear para definições do projeto executivo. O projeto deverá ser entregue em 90 dias. Serão dois momentos, a montagem de um projeto básico e depois o seu detalhamento.
O resultados das discussões das reuniões públicas no CEU BT e as sugestões apresentadas pela população em 2007 serão incorporadas neste projeto. Deverão ser analisadas mais questões com a Comissão de Moradores para serem estudadas pelo projetistas.

SEHAB informou que as ordens de pagamento para as 31 famílias que sairão para o aluguel social na comunidade Maria Lúcia, foram entregues no dia 15/09 e poderão ser sacadas no dia 30/09. Necessidade de aprimorar a comunicação entre Subprefeitura Butantã (Defesa Civil), SEHAB, SIURB e RUAL, para haver apoio na mudança, acompanhamento das famílias que estão saindo e pronta descaracterização da moradia após a saída. Além disto há a necessidade de evitar possíveis novas ocupações.

Foram realizados com satisfação os testes de drenagem do córrego por SIURB. Foi experimentado uma construção do fundo do córrego em solo-cimento, a fim de dar resistência à obra e manter parte da permeabilidade do leito do córrego. Falta SVMA fazer a vistoria do teste.

A realização de um cronograma integrado da intervenção ajudará na visualização das etapas que estão sendo cumpridas por cada órgão e analisar como se dá a interface entre estas atividades. DGD-CO1 (SVMA) tem uma modelo de cronograma.

Foi apresentada à Comissão Técnica a pesquisa feita pelo DGD-CO1 e Comissão de Moradores para ser aplicada na bacia do córrego Água Podre sobre a questão dos resíduos na região. A pesquisa busca entender como as pessoas percebem a questão dos resíduos, quais os seus desafios e o que poderá ajudar a manter a limpeza da região.

Referente às instalações ecológicas nas edificações ligadas ao Parque, discutiu-se a necessidade de haver tanto uma estrutura voltada para a questão da coleta seletiva de resíduos nos conjuntos habitacionais e na área de ofício, bem como estudar a captação da água de chuva para afazeres que possam usar esta água, como rega dos jardins, lavagem de áreas externas etc.

Ligado à Área Integrada (Área de Ofícios, Administração, Sala multi-uso etc), a Sub BT fez orçamento apenas da parte de baixo da obra, correspondente a área de ofícios. A proposta de incluir o projeto da Área Integrada no projeto executivo do Parque Linear foi levantada como uma possibilidade de tanto fazer o detalhamento da obra, bem como assegurar o restante do recurso necessário para a implementação do equipamento.

Encaminhamentos:
  • Rosélia SVMA fará o levantamento dos dados precisos das desapropriações da Vila Tiradentes, inclusive situando quais são os lotes e o status da cada processo.
  • Pensar em como fazer um projeto de parque para o terreno das nascentes, fortalecendo o processo de desapropriação
  • Colher informações para contribuir com o processo do Projeto Executivo do Parque Linear até o dia 14/10
  • Reunião para definição da área do conjunto habitacional por Habi Sul e SVMA (limite, viário local interno e externo etc)
  • Vistoria conjunta SVMA (DGD-CO1) e Sub BT ao terreno das nascentes para apurar caso de invasão
  • Apresentação do modelo do Cronograma Integrado do Parque Linear (DGD-CO1)
  • Acertos das instalações ecológicas ligadas às edificações (conjunto habitacional e área integrada), como coleta de água de chuva para usos secundários, equipamentos/estrutura para implantar coleta seletiva
  • Articulação da Sub BT com GET/CET para definição da tipologia de ciclovia poderá ser implantado no projeto executivo do parque
  • Análise de como a área integrada pode administrativamente ser viável (Sub BT, SVMA, Sehab, Siurb)
  • Próxima reunião em 07/10 (5°feira), na SVMA, 14h

Fez este relato, Cesar Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário