sábado, 22 de dezembro de 2012

Apresentação do projeto executivo do Parque

No dia 19/12, na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) houve a apresentação do projeto executivo do Parque Linear Água Podre. Estavam presentes, DEPLAN (SVMA), DGD-CO1 (SVMA), DEPAVE 5 (SVMA), Habi Sul (SEHAB), DEPAVE 1 (SVMA), o Subprefeito do Butantã Daniel (SP-BT) e a Comunidade.

Este será um dos primeiros parques lineares da Cidade a ser entregue em conjunto com o programa Córrego Limpo (Sabesp).

Dado o contexto de mudança de gestão na Cidade, o DGD-CO1 fez menção a ter solicitado inclusão de recursos no orçamento municipal de 2013 para assegurar a continuidade de ações na Região. 

Outra grande garantia da inclusão do Parque Linear na pauta de todos os órgãos envolvidos seria por meio da criação do referido Parque por meio de Decreto Municipal. Tal providência foi ponto de discussão com o Secretário do Verde no dia da sua vistoria à Região (ver postagem)


Momentos da reunião de apresentação do projeto executivo do Parque

O Subprefeito Daniel manifestou a sua dificuldade de entender como um processo com tantos órgãos públicos envolvidos, não tem um órgão responsável por mediar a relação e organizar um cronograma de ações. Ele acredita que houvesse a necessidade de uma Portaria Intersecretarial instituindo um dos órgãos como sendo o mediador e facilitador deste projeto.

Sobre a retomada das obras de canalização, que foram interrompidas pela metade, haverá a necessidade de nova licitação por parte da Secretaria de Infraestrutura e Obras (SIURB). Cabe ressaltar que a execução de todo o Parque Linear, do CEU Butantã ao Rio Pequeno, depende desta intervenção de canalização, portanto a pressão da Comunidade é fundamental para não termos meio Parque!

SEHAB fez comentários sobre o programa habitacional. Com a readequação do projeto dos condomínios e, consecutiva ampliação na área e na quantidade de unidades, não há recurso para construir todos os condomínios que estão no atual projeto (apresentado à Comunidade em 13/10/12). Para segurança da Comunidade Maria Lúcia, houve a garantia de que todas as famílias serão atendidas pelo Programa. As demais famílias, que virão da Comunidade do Sapé, dependerão de nova licitação para haver a continuidade do projeto e a construção do último dos condomínios.

O projeto executivo do Parque Linear terá a readequação das travessias sobre o córrego, deixando-as mais largas. Estes "decks" servirão também como área de convívio. No projeto não está contemplada a ciclovia ao longo do Parque, exigência da Comunidade nas reuniões de discussão sobre o Projeto. Segundo DEPLAN, tal equipamento, por não estar dentro da área limite do Parque, não é de competência do projeto executivo e deverá ser discutido com os órgãos responsáveis (CET/Convias).

O projeto executivo apresentado, com pequenas revisões, será enviado à Siurb como sendo a última versão. Como a implantação dos Parques está a encargo desta secretaria, cabe-nos cobrar e acompanhar a sua execução!

Fique atento e participe desta conquista!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário