quinta-feira, 24 de julho de 2014

CEU Butantã faz reconhecimento de campo

Nos dias 22 e 23 de julho, alunos da EMEF CEU Butantã fizeram uma saída de campo junto com seus educadores e de moradores da Região.

No roteiro estava uma caminhada interpretativa por parte do Riacho. Entraram na Área das Nascentes para identificação de espécies, de serviços ecológicos que aquela vegetação presta e reconhecimento do local público que abrigará equipamento de lazer, esporte e contemplação (Futuro Parque).

Os alunos também descobriram que o nome do Riacho não tem a ver com seu estado de poluição atual, mas que é uma característica da água que fica no brejo da nascente.

O grupo atravessou o CEU BT identificando onde está a galeria pluvial que faz a água da nascente passar desapercebida por dentro do espaço. Ao sair pelo portão de baixo (Avenida Abílio Pereira de Almeida) se dá o contraste! O que aconteceu entre a nascente e este ponto do riacho? Logo se chega na questão do esgoto despejado no Riacho (respondabilidade da Sabesp) e na questão lixo e entulho despejado pelas pessoas (responsabilidade da comunidade e da Prefeitura).

O Grupo do dia 23 ainda teve a possibilidade de realizar o monitoramento da qualidade das águas do Lago do CEU, realizado dentro do projeto Observando os Rios da SOS Mata Atlântica. A Comissão de Moradores, desde 2003, monitora as água do Água Podre a fim de identificar o que tem acontecido e mobilizar a Comunidade pela sua despoluição.

Os estudantes estão desenvolvendo um TCA (Trabalho de Conclusão Autoral), que é um estudo questões temáticas ligadas ao Riacho e à Comunidade. Vegetação, resíduos, fauna, história, são alguns dos temas pesquisados por eles.

Que sejam os jovens, os grandes incentivadores da execução deste Parque Linear no seu projeto mais abragente e integrador. Estas conquistas e transformações locais mostrarão à juventude que vale a pena se mobilizar por questões ligadas à melhoria das condições socioambientais. Isto é Cidadania!

Estudo cartográfico antes da caminhada

Entrada nas nascentes

Contraste. O que aceonteceu com a água limpa?

Entrada nas nascentes - novas sensações

Descobrindo o porque do nome Água Podre

Monitoramento da água feito no lago do CEU BT

Nenhum comentário:

Postar um comentário