terça-feira, 25 de abril de 2017

Estudo mostra como ficará Parque Linear

Foi feito pela SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) um estudo sobre como será o Parque Linear no riacho Água Podre.

Vale e a pena verificar como ele mudará a realidade da nossa região! Qualidade de vida, saúde, esporte, convívio... Temos que tirar este projeto do papel!


Por decreto (n° 53.683/12 de 28/12/12), ele existe! O que está faltando para virar uma verdade na Cidade?

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Desocupação do terreno da habitação

Esta semana tivemos a ocupação de um dos terrenos destinados a construção das unidades habitacionais da Comunidade Maria Lúcia. Tal programa habitacional faz parte das instalações do Parque Linear Água Podre.

A ocupação, se consolidada, poria em risco a edificação dos condomínios. Importante que as famílias que foram removidas, sejam atendidas pelos programas assistenciais e habitacionais, se necessário.

Após a presença das equipes de desfazimento da Prefeitura, houve uma manifestação da pessoas que foram desalojadas, logo veio a PM e liberou a rua Laudelino de Abreu para o trânsito. 

Mais importante que promover a liberação do terreno é mantê-lo sem novas ocupações e, acima de tudo, promover a edificação do projeto executivo dos condomínios que já foi desenvolvido. É isto que desejamos, que SEHAB ocupe os terrenos com seus condomínios e atenda ao combinado com os Cidadãos!

Abaixo algumas imagens mostrando momentos do dia 18/04/2017








segunda-feira, 17 de abril de 2017

Invasão de terreno da Habitação

Aproveitando-se do feriado, um grupo de pessoas começou um processo de invasão do terreno desapropriado por SEHAB para construção do conjunto habitacional para atender a Comunidade Maria Lúcia.

O programa habitacional faz parte do Projeto do Parque Linear e visa atender o direito a moradia deste Comunidade. O projeto executivo já foi desenvolvido e aguarda os trâmites para ser iniciado.

Foi registrado um SAC junto à Prefeitura para apontar a invasão da área pública e pedir providências cabíveis. SAC n° 20305160.
 
Com esta invasão, fica mais complexa a solução para o andamento do Parque.

Lamentamos a demora na execução das políticas públicas e o abandono de tais áreas....
 
 



Trator usado para nivelar o entulho no Terreno

Início da invasão da aŕea.



quinta-feira, 6 de abril de 2017

Água Podre faz jus ao nome... Que triste

Este foi o título dado à mateŕia pela Rede Globo, no SPTV 2° edição do dia 05/04/17.

De fato temos denunciado o despejo irregular de esgoto promovido pela própria Sabesp. O programa Córrego Limpo não entregou suas atividades, portanto todo o esgoto coletado ao longo do riacho acaba sendo despejado no seu leito....

Precisamos com urgência retomar as atividades de despoluição do nosso Rio e exigir a implantação do Parque Linear!

Vamos pressionar!

http://g1.globo.com/sao-paulo/sptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/corrego-do-rio-pequeno-possui-a-pior-qualidade-da-agua-entre-todos/5780063/

http://g1.globo.com/sao-paulo/sptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/corrego-do-rio-pequeno-possui-a-pior-qualidade-da-agua-entre-todos/5780063/



 


terça-feira, 4 de abril de 2017

Imprensa comprova Água Podre está péssimo

Em matéria gravada pelo Dia Mundial da Água, o monitoramento da qualidade da Água do riacho Água Podre, evidenciou a nossa realidade..... Ele está péssimo!

A reportagem fez comparações entre o Água Podre e o Sapé. É uma diferença gritante! Precisamos buscar a implantação do projeto do Parque Linear e com isto, alcançar tal qualidade das suas aǵuas....

Temos muito a conquistar!!


 


sábado, 1 de abril de 2017

Relato Reunião na Prefeitura Regional

Retomamos as conversas entre a Comissão Técnica e a Comissão de Moradores. Tal encontro serviu para atualizar o status dos Projetos competentes à cada órgão.

Estiveram presentes o Planejamento da Prefeitura Regional, Secretaria Verde do Meio Ambiente, Secretaria de Habitação, Secretaria de Serviços e Obras (antiga SIURB) e a Sabesp, além de nós, os moradores e interessados da Região.

Foi apresentada a portaria que retoma o GT Interssecretarial, formalizando o tal espaço de diálogos institucionais.

A atualização da planilha de investimentos na elaboração dos projetos executivos, horas técnicas, desapropriações de terrenos e aluguel social para as famílias que foram removidas da Comunidade Maria Lúcia já passam dos R$ 40 milhoẽs.

SMSO informou que o projeto do término da canalização do riacho (Vila Tiradentes e Av. Abílio Pereira de Almeida) está em fase final de aprovação na Caixa Econômica Federal.

A Sabesp renovou o convênio com a Prefeitura para retomar o programa Córrego Limpo.

SEHAB está em processo de reavaliação de projetos e marcaremos uma reunião com o Secretário a fim de apresentar as discussões anteriores, aquilo que foi assumido junto à População a fim de evitar retrocessos e mudanças no Projeto que aprovamos.

O Planejamento da PR-BT fará um documento conciso para o Prefeito Regional, Paulo Victor Sapienza, a fim que ele se aproprie do tema e leve consigo.

A Comunidade vai pedir a pauta do CADES - BT (Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz do BT) para retomar as discussão dentro do Conselho nesta nova Gestão.



sexta-feira, 31 de março de 2017

Água Podre segue abandonado

Chegamos a chamar isto de descaso! A irritação toma conta de toda a Comunidade pelo esquecimento em que se encontra o Projeto do Parque Linear Água Podre!

O projeto mais completo de toda a Cidade somente existe nos projetos e no Decreto de criação. Foram investidos em projetos executivos e desapropriações quase R$ 40 milhões e nenhuma bem feitoria foi efetivada!

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,estado-e-prefeitura-retomam-acao-para-despoluir-89-corregos-e-aliviar-rio-tiete,70001719486#cap-70001719496


http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,estado-e-prefeitura-retomam-acao-para-despoluir-89-corregos-e-aliviar-rio-tiete,70001719486#cap-70001719496

quinta-feira, 30 de março de 2017

SOS Mata Atlântica lança estudo e Água Podre é o pior

A Comissão de Moradores da Região do Parque Água Poder participar do projeto Observando os Rios da ONG SOS Mata Atlântica.

Tal projeto visa envolver voluntários para que monitorem a qualidade dos rios. O Riacho Água Podre tem sido monitorado desde 2003 e concluímos que ele perdeu qualidade.

O Estudo sobre os dados deste Monitoramento Colaborativo foi lançado em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/03). O Água Podre foi considerado um dos piores, dentre 184 diferentes rios. Motivo de tristeza para a gente, mas razão de juntarmos as forças para que nosso Parque Linear seja implantado e junto com ele a conclusão da rede de esgoto.

Veja mais do estudo clicando na figura abaixo:

observando os rios 2017

quarta-feira, 29 de março de 2017

Retomada das discussões do Parque

O Parque Linear ao longo do riacho Água Podre esteve no limbo da atuação pública... Alguns atores públicos se mantiveram por perto, contudo, não havia orçamento, prioridade  ou visibilidade!

Nesta quinta-feira, 30/03, as 15h, na Prefeitura Regional, teremos a retomada da reunião da Comissão Técnica. Tal encontro envolve todos os órgãos ligados ao Parque (SVMA, SMSO - Ex-SIURB, SEHAB, Prefeitura Regional e Sabesp), além da Comissão de Moradores.

Queremos fortalecer a discussão e fazer este Parque entrar na prioridade da atuação dos órgãos.

Faça parte desta história! Participe e apoie!

Abraço,

Comissão de Moradores