Em comemoração ao mês da Água foram realizadas atividades de Educação Ambiental pelo NGD-CO1 (SVMA) com alunos do CEU BT (de 15 a 29 de março).
Diversas monitorias foram realizadas ao longo do riacho Água Podre para alunos da 3ª série, sendo divididas em 2 dias:
Aula em ambiente aberto gera mais discussão sobre a realidade |
No preparo para saída a campo foram abordados temas como: o que são corpos d'água (nascentes); a relação natural com a água; a tendência a "esconder" os rios, canalizando-os e, em muitos casos, tamponando-os. Também foram apresentadas noções de bacia hidrográfica, a relação da cidade de São Paulo com seus rios e as funções naturais do rio X as funções atribuídas a ele nas cidades (esgoto, lixo).
Descontração e reflexões fazem parte do estudo do meio |
Durante o percurso, com início no CEU, foi destacado: o local das nascentes; a localização do CEU, a erosão de trechos das margens, a importância da vegetação, problemas como depósito de lixo, descarga de esgoto, mau cheiro, ratos, entre outros. Dentre os aspectos positivos foi destacada a mudança da qualidade das condições de saúde, de lazer e de vida com a implantação do futuro Parque.
Que realidade temos hoje? Que realidade desejamos? |
Aí pessoal, foi um prazer trabalhar com as crianças, a atividade foi muito proveitosa. Vamos dar continuidade aos atendimentos com alunos de outras séries do CEU, no momento estamos em fase de planejamento.
ResponderExcluirMarcia Rosa
NGD-CO1