sexta-feira, 1 de julho de 2011

Área de Ofícios ainda é uma incerteza no Projeto do Parque

O projeto do Parque Linear no riacho Água Podre tem sido considerado único pela combinação de órgãos públicos e suas competências, pela sua extensão, pelas inovações propostas e pela participação da sociedade civil.

Uma das questões que ainda está em fase de estudo e negociação é a Área de Ofícios para os comerciantes da comunidade Maria Lúcia. Com a ampliação do Projeto do Parque e a entrada das obras de Siurb e Sabesp, parte da comunidade teve que ser removida para dar espaço a tais intervenções. Em virtude destas eventuais saídas toda a comunidade passou a ser objeto de um programa habitacional, o que tornará todo o espaço da comunidade em área de convívio e contemplação no projeto do Parque.


Esta mudança do uso no solo tem causado alegria a alguns e insegurança em outros. Nesta comunidade haviam 116 habitações, das quais 7 também tinham ou tem atividades comerciais. Tais comércios são o ganha pão destas famílias, que com a saída para os conjuntos habitacionais convivem com a incerteza da continuidade de suas atividades.

Tentando buscar uma solução para a questão a Comissão de Moradores fez uma proposta de uma Área de Ofício e tal equipamento juntaria todos comércios. Esta proposta teve adesão dos técnicos da Subprefeitura Butantã (SP-BT), que em conjunto com os moradores montaram um projeto para tentar viabilizar tal estrutura. Esta estrutura seria administrada pela própria SP-BT e também contemplaria diversas atividades culturais, educativas, esportivas e comunitárias dos programas públicos, passando a ser chamada de Centro Integrado.


Fachada do projeto do Centro Integrado vista da rua Francisco da Matta

Visto dos fundos do Centro Integrado com arquibancada para o campo

Esta estrutura foi sugerida de ocupar a ponta de um terreno público onde hoje se localiza o campinho de futebol conhecido como Esmaga Sapo. Tal equipamento também se integraria ao campo, com arquibancada, alambrado e vestiário.
No centro a localização do Campinho do Esmaga Sapo, local sugerido para o Centro Integrado

  Apesar de tanto interesse da comunidade tal estrutura esbarra em desafios para sua implantação, como a composição de recursos vindos de mais de uma secretaria, questões técnicas ligadas a execução de um projeto executivo e pouco diálogo entre os órgãos competentes. Em reunião recente com SEHAB, tivemos a certeza de que tais comerciantes terão a continuidade de seus negócios, mas o como ainda é uma incógnita!

Cremos que tal solução traz novas possibilidades de políticas públicas integradas. Um projeto tão inovador quanto o do Parque Linear do Riacho Água Podre merece alternativas criativas! Desejamos que este diálogo evolua e traga alguma certeza à região!


Manifeste-se e apoie esta iniciativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário