Na manhã de hoje, 29/04/11, uma comitiva formada por Bete França (Secretária Adjunta de Habitação) e assessores, Vereador Juscelino Gadelha e assessores, representantes do Gabinete da Subprefeitura do Butantã (SP-BT) e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) esteve visitando as comunidades do Sapé e do Água Podre. Em ambas estão acontecendo projetos de parques lineares.
Contará o dia a dia da conquista de um parque linear no Rio Pequeno, região do Butantã em São Paulo. Parque linear é um conceito de requalificação de um fundo de vale, melhorando as condições sanitárias, revegetando e buscando equipar a área para usos de lazer e contemplação.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Maquete ajuda comunidade a entender a realidade
Durante o ano passado alguns encontros entre técnicos do DGD-CO1 (Divisão de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e moradores da região do Riacho Água Podre resultaram em maior entendimento de conceitos e na confecção de duas maquetes.
Este grupo de estudo tinha temas ligados ao projeto do Parque Linear a discutir. Entre eles, o conceito de bacia hidrográfica, para que a comunidade, mesmo morando nas partes mais altas, se sinta parte do riacho e da sua qualidade. Entender a formação de um rio e o processo de ocupação do território também ajudou a perceber onde há desafios e possibilidades para o projeto.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Água Podre fará parte de Expedição Multimídia
Um percurso ao longo do riacho Água Podre será um dos roteiros da Expedição Rio Pinheiros Vivo: multimídia, cívica e ecológica. Ao todo serão 30 diferentes roteiros espalhados pela bacia hidrográfica do Rio Pinheiros (conjunto de rios que formam o velho Pinheiros).
Esta é uma iniciativa da ONG Águas Claras do Rio Pinheiros, tem a produção do Estúdio Madalena e será direcionada somente aos funcionários das empresas mantenedoras da entidade.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
No mês da Água alunos do CEU BT visitaram área do futuro parque
Em comemoração ao mês da Água foram realizadas atividades de Educação Ambiental pelo NGD-CO1 (SVMA) com alunos do CEU BT (de 15 a 29 de março).
Diversas monitorias foram realizadas ao longo do riacho Água Podre para alunos da 3ª série, sendo divididas em 2 dias:
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Relato Atividade com Moradores e Técnicos - CEU BT - 23/03/11
Na atividade realizada em 23/03, no CEU Butantã estiveram presentes cerca de 150 pessoas da comunidade, além dos técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Secretaria de Habitação (SEHAB), Subprefeitura Butantã (SP-BT) e Sabesp. Apenas não estiveram presentes os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Siurb), responsável pelas obras de contenção das margens do riacho Água Podre.
A intenção deste encontro era promover uma reunião ampliada entre a comunidade e os técnicos dos diversos órgãos públicos envolvidos com as atividades da execução do Parque Linear. Neste sentido, foi apresentado um breve histórico do Parque, que teve início em 2006,
Assinar:
Postagens (Atom)