quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cuidando daquilo que é de todos

Em andanças pela comunidade não é difícil encontrar locais belos e interessantes com atos de abandono e degradação. Estas situações são de responsabilidade tanto do Poder Público como dos cidadãos! Sim, todos respondemos por aquilo que é de todos, ou seja, os espaços e bens públicos. 

No caso das áreas próximas ao córrego, local que em breve abrigará o Parque Linear, são várias situações que mostram o quanto precisamos trabalhar juntos para iniciar um processo de apropriação e cuidado desta área.

 Esta cena foi flagrada há poucos dias na região do Esmeralda:

Entulho de caçamba e lixo da comunidade..... perda do espaço público (Cesar Pegoraro)
Algum caçambeiro mal intencionado virou a sua carga num espaço bonito, arborizado, onde em breve, haverá equipamentos para o lazer e esporte da comunidade. Tão logo apareceu um monte de entulho largado em local incorreto, pessoas começaram a fazer deste espaço um lixão. Parachoque de carros, móveis quebrados, sacolinhas de lixo, entre outras coisas começam a aparecer dia a dia, fazendo com que este espaço perdesse seu valor e sua estética!

Nós, enquanto moradores e pessoas que desejam o Parque, podemos fazer muitas coisas. Denunciar é uma delas. Anote a placa do veículo que está praticando este ato e entre em contato com a Prefeitura da Cidade pelo 156. Lá também é possível obter informação e orientação, bem como enviar sugestões e denuncias. Qualquer solicitação à Prefeitura deve ser formalizada através do site do Sistema de Atendimento ao Cidadão - SAC,  do 156 ou ainda em alguma praça de atendimento das 31 subprefeituras, onde você receberá o número de sua requisição, para acompanhamento.

Esta outra situação foi captada durante a Expedição Fotográfica Pinheiros Vivo que passou pelo Água Podre. Ao longo da Av. Abílio Pereira de Almeida uma cena bem corriqueira, a do lixo doméstico e do entulho sendo depositado no leito do riacho:

Lixo, saúde, crianças, ratos.... combinação perigosa para a comunidade(Cesar Pegoraro)
Práticas como esta aumentam os riscos de transbordamento do córrego em dias de chuva, melhoram as condições de sobrevivência de ratos, baratas e mosquitos. O combate a esta situação precisa de atitudes bem pequenas e educativas. Conversar com a vizinhança sobre o melhor destino destes materiais, solicitar a Prefeitura a passagem da Operação Cata-Bagulho, ou levá-los para um Ecoponto são maneiras de mudar este cenário. Além disto, a região toda conta com coleta de lixo regular (3 vezes por semana), ou seja, é apenas uma questão de sensibilidade sobre a consequência da atitudes de alguns em relação a qualidade de vida de toda a vizinhança!

O mais importante, sem dúvidas, é a comunidade se juntar e discutir sobre como fazer do seu espaço um local melhor, com mais saúde, com mais segurança, com mais pertencimento.


2 comentários:

  1. Pois é.. o córrego não é depósito de lixo! Se todos agirem para melhorar e cuidar do lugar, vai ficar muito bom viver por aqui!

    ResponderExcluir
  2. Faz dias que via o montanha de entulho e lixo se acumular ali na margem do córrego. Fiz uma denúncia no SAC da Prefeitura para haver a remoção do material. O n° do protocolo foi 10044630, podemos controlar ligando para a Subprefeitura e acomoanhando o atendimento à solicitação! Fiquemos atentos! Abraços

    ResponderExcluir