quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Resposta desconexa recebida da Prefeitura

Em 22/10/2013 registramos uma mensagem na Ouvidoria Geral do Município de São Paulo (ogm@prefeitura.sp.gov.br), questionando a implantação do Parque Linear.

Recebemos hoje um retorno explicando os porques de tal demora! Lamentamos, mas nos parece que quem elaborou a resposta vê com olhos simples aquilo que narra, pois tal projeto na atual gestão saiu da pauta! Não há diálogo entre as secretarias, não há transparência com a Comunidade, não há dotação orçamentária e, o pior, este parque NÃO ESTÁ NO PLANO DE METAS. Ou seja, o projeto foi encaminhado para o limbo público....

Vejam abaixo a carta recebida:

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Expedição Fotográfica Agita a Região

Dentro da programação da comemoração dos 114 anos do bairro do Butantã, a Comissão de Moradores organizou uma Expedição Fotográfica para apresentar a área do futuro Parque e discutir as questões locais! Este formado de Expedição já ocorreu em 2011 em parceria com a ONG Águas Claras do Rio Pinheiros (ver postagem).

Esta versão da Expedição ocorrerá no dia 30/11/2013 (sábado), das 8h30 às 11h30, e percorrerá todo o riacho, da nascente à foz.  O local de encontro será em frente ao CEU Butantã (Av. Eng Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870)

As vagas são limitadas e pedimos que as inscrições sejam feitas pelo email do Parque: parqueaguapodre@gmail.com até o dia 23/11.

Faça parte desta mobilização! Conheça mais sobre o projeto, os potenciais e os desafios!

Em breve mais detalhes da Expedição Fotográfica!

Momento da partida (Diana Basei)

Temas interessantes e diferentes olhares (Diana Basei)

Interação entre fotógrafos, comunidade e a natureza (Diana Basei)


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Saída de campo com alunos e professores agita a região

Na quarta-feira (23/10), alunos, professores, moradores da região e técnicos saíram à campo para identificar os desafios e as possibilidades do riacho Água Podre.

Foi uma atividade intensa que tinha quase 100 pessoas envolvidas. Fotos, vídeos, entrevistas, coleta de amostras de água e plantas fizeram parte desta atividade promovida pela EMEF Ibrahim Nobre.

Os resultados deste estudo do meio será apresentado à população na própria EMEF na data de 23/11, das 9h30 às 14h30. Em breve encaminhamos o convite para esta atividade!

Abaixo veja algumas imagens desta divertida aula de Cidadania!! A mobilização conquistará este parque para a Comunidade!


 Veja mais fotos abaixo....

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Comunidade toma conta de área pública

A Comunidade Organizada está fazendo um trabalho exemplar junto às áreas públicas do futuro Parque Linear.

O terreno desapropriado na Vila Tiradentes, que já foi usado criminosamente para depósito irregular de entulho (ver postagem), agora virou área de um enorme plantio de árvores, arbustos e flores!

Imagem de junho/13 - terreno com entulho e abandono

"Esta é uma meneira bonita de evitar usos indevidos deste terreno", disse Bete, uma das entusiastas do plantio. Ela se refere ao depósito de lixo ou ao risco constante de novas invasões.


Imagens de setembro/13 - pertencimento, flores e alegria

O plantio segue forte apesar de haver o  projeto executivo para esta área que contempla outros usos e outras plantas! Já que o poder público é ineficiente, a Comunidade, por sorte, é presente e está executando o seu desejo para a área!

Participe desta ocupação positiva do espaço público!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Até o Prefeito conhece o Parque Linear

O Prefeito Fernando Haddad (PT), esteve hoje (25/07), em visita à EMEI/CEI Rio Pequeno e às obras do Parque Linear Sapé. Representantes da Comissão de Moradores estiveram presentes no local na intenção de dialogar sobre a retomada das atividades ligadas à implantação do Parque Linear Água Podre.

Ao ser abordado o Prefeito demonstrou interesse e pediu para conhecer mais sobre os porques do projeto estar parado. O Secretário das Subprefeituras, Chico Macena, e o Subprefeito do Butantã, Luiz Felippe Moraes Neto, participaram do diálogo e também demonstraram sua indignação em ver um projeto considerado modelo sem ter sua implantação. O projeto teve origem em 2006.

Durante o diálogo foi entregue uma carta dirigida ao Prefeito contando parte das incertezas da Comunidade em relação à efetivação do projeto (o conteúdo desta carta segue abaixo)

Ao final da conversa, foi solicitado pelo Prefeito que o Secretário e o Subprefeito façam um relatório os desafios na implantação deste equipamento público na Região.

Mais uma vez vamos aguardar os desfechos deste encontro e diálogo! Agora até com o conhecimento do Prefeito, que venha o Parque!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Proibição da presença dos representantes do Verde cancela reunião do Parque Linear mais caro da Cidade

A reunião convocada pela Subprefeitura Butantã, na figura do Subprefeito Luiz Felippe de Moraes Netto, para ocorrer no dia 08/04/13, foi impedida de ocorrer!
O motivo foi a proibição imposta pelo Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira (PV), aos técnicos da pasta em participar de eventos públicos em que estivessem envolvidos.

Tal reunião havia sido convocada a fim de que o projeto executivo do Parque Linear, aprovado em 18/12/12, fosse apresentado por DEPLAN/SVMA oficialmente à Sociedade Civil e aos demais órgãos envolvidos no andamento do Parque. Além disto, os técnicos do DGD-CO1/SVMA (Divisão de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1), que acompanham o processo desde 2006, e tem interface com a Comunidade, com a Educação Ambiental e a Fiscalização, também não puderam comparecer para apresentar o planejamento das ações em campo e articulações na efetivação deste Projeto.

Dada a situação da falta do tema à reunião, o Subprefeito desapontado cancelou a reunião. Abaixo segue a ata da reunião para pontuar este desrespeito por parte deste Secretário em relação ao processo do Parque Linear, aos técnicos dos demais órgãos, ao Subprefeito do Butantã e aos Cidadãos, que esperavam mais ética, trabalho e respeito deste funcionário público! Enquanto Eleitores e Contribuintes exigimos uma explicação plausível para tal ato!

Queremos o Parque Linear! Vergonha um projeto já ter consumido mais de R$ 32.000.000,00 (trinta e dois milhões de reais), sendo considerado o mais caro da Cidade (ver tabela ao final) e ainda ser apenas um projeto....






terça-feira, 9 de abril de 2013

Conjuntos Habitacionais, recurso da desapropriação liberado

Foi publicado no Diário Oficial da Cidade de 04/04/13 o pagamento do valor que faltava para a desapropriação dos 5 terrenos onde serão construídos os conjuntos habitacionais ligados ao Parque Linear (ver cópia do DOC abaixo).

Cópia da página do Diário Oficial

A Comunidade Maria Lúcia, desde outubro de 2009, teve a remoção de 45 famílias para o aluguel social. Tal desocupação foi ligado à liberação da margem do córrego para obras de canalização (SIURB) e de passagem da rede de esgoto (SABESP).

Toda a Comunidade será atendida pelo programa habitacional de SEHAB que será edificado nestes terrenos que foram desapropriados. A obra já foi licitada e a empreiteira já está contratada.

Isto indica que em breve a construção se iniciará! Aguardemos e acompanhemos!


terça-feira, 2 de abril de 2013

Apresentação do andamento do Parque Linear

 Compareçam!

Na segunda feira (08/04), às 18h, na Subprefeitura Butantã (Rua Ulpiano Costa Manso, Jd. Peri-Peri), haverá uma apresentação  dos órgãos envolvidos na concepção do Parque Linear Água Podre.

Estarão presentes:

SEHAB - Mostrando o projeto do conjunto habitacional e o cronograma das ações; 
SIURB – Apontando a finalização da canalização do riacho Água Podre; 
SVMA – Apresentando o projeto executivo do Parque Linear; 
SABESP – Mostrando o cronograma de obras e os resultados obtidos até o momento na despoluição do Córrego.

 Venha, traga suas dúvidas e saiba como está o nosso Parque!
 
A apresentação será dia 08/04, às 18h na sala Butantã da Subprefeitura.

Até lá!

terça-feira, 26 de março de 2013

Retorno da reunião em HABI

Parte da Comissão de Moradores da Região esteve na Superintendência da SEHAB em 11/03/13 para dialogar sobre questões do Programa Habitacional ligado ao Parque Linear (Ver Postagem).

Das várias questões que foram discutidas, muitas ficaram pendentes de resposta pois dependiam de consultas, diálogos e analises dos técnicos ligados ao Projeto.

Marcos Biasi, Superintendente de HABI, nos mandou uma mensagem com as respostas para tais questões. Abaixo segue na íntegra o conteúdo desta mensagem, evitando possíveis interpretações de terceiros.

sábado, 16 de março de 2013

Relato Reunião Superintendência de Habi


Data: 11/03/2013
Local: Superintendência de HABI

A questão básica para início do programa habitacional na Comunidade Maria Lúcia, é a desapropriação dos terrenos para construção do conjunto habitacional. O recurso já está liberado e a empreiteira já está contratada! Segundo o Superintendente, há um pacote de desapropriações que são prioridade desta Gestão. Muitos programas habitacionais dependem apenas dos terrenos em posse da Prefeitura para ocorrerem. As desapropriações ligados ao Parque Água Podre estão em processo perícia e logo devem ser pagas.

Foi apresentada na reunião que tanto a área desocupada na Comunidade Maria Lúcia, bem como o galpão que já foi desapropriado pela SEHAB, passaram por processos de novas ocupações irregulares. Este fato preocupou bastante a equipe, pois se houver novas pessoas ocupando estes locais, haverá um atraso ainda maior do andamento do programa habitacional. O Galpão deve ser demolido em poucos dias a fim de evitar usos indevidos desta estrutura pública. Quanto ao terreno desocupado haverá maior fiscalização a fim de coibir início de invasões.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Rua Laudelino Golçalves, um teste à paciência de todos

A rua Laudelino Gonçalves, na porção final do riacho Água Podre, tem vivido o caos há alguns anos. Primeiro foram as obras de Siurb que foram interrompidas, deixando a canalização do córrego inacabada e não fazendo a pavimentação prevista para esta rua (ver postagem). Desde 2010 a tal rua virou um lamaçal nos dias de chuva e um local de muita poeira nos dias secos, chegando inclusive, a ter seu fluxo interrompido dado o mal estado em que estava.

No final do ano passado a Subprefeitura Butantã (SP-BT), deu uma leve arrumada na rua, fazendo parte das guias e jogando pó de asfalto sobre os buracos e os paralelepípedos. Daí, esta pacata rua virou local de veículos em alta velocidade e risco aos moradores e transeuntes!

Indícios de invasão de áreas. Cadê programa habitacional?

Há uns 10 dias a movimentação nas áreas que foram desapropriadas para a implantação do Parque Linear está mais forte. Pessoas vagando à procura de um espaço, materiais de construção de casebres espalhados e pouca presença do Poder Público. Elementos básicos para o reaparecimento de uma ocupação irregular.
Maderites e tábuas a espera de virarem barraco na Comunidade Maria Lúcia

Estes maderites estão há alguns dias esperando o momento certo de virar um local de abrigo de uma família. Há poucos dias tivemos um pequeno grupo levantando umas tábuas na área desocupada da comunidade Maria Lúcia. A vinda de um carro da GCM inibiu aquilo que poderia significar o início de uma nova ocupação desta área pública!

Queremos conhecer o projeto executivo dos conjuntos habitacionais e o seu cronograma! Temos tentado uma audiência com a equipe técnica de SEHAB para discutir estas e outras questões, mas ainda não tivemos a confirmação de uma data!

Continuamos atentos e desejamos ter mais velocidade na efetivação do programa habitacional ligado à implantação do Parque!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Placa aponta investimentos na despoluição do Córregos

Foi instalada recentemente na Av. Rio Pequeno uma placa anunciando os investimentos Estatais na despoluição de córregos (Programa Tietê - Fase III). Tal valor abrange o nosso Água Podre e outros córregos. 

Que bom que vemos tais ações chegando cada vez em mais comunidades,  melhorando as condições de vida nos bairros e provocando assim a lenta despoluição do Rio Tietê. Este riozão recebe as águas de centenas de riachos e córregos e qualquer esgoto ou lixo que esteja nestes pequenos corpos d'água compromete a qualidade do grande rio do Estado.

Placa na Av. Rio Pequeno

As obras iniciadas em 1°/09/12 (ver postagem), ainda não terminaram. Estão lentamente subindo o nosso riacho, buscando ligar o maior número de residências à rede de esgoto. 

domingo, 27 de janeiro de 2013

Por Decreto existe, e na prática?

Soubemos esta semana que o Parque Linear Água Podre foi criado por meio do decreto municipal n° 53.683/12 de 28/12/12, sendo publicado no Diário Oficial da Cidade no dia seguinte, ou seja, está valendo!

Lamentamos que o Decreto não tenha contemplado o Terreno das Nascentes, já desapropriado e sem utilização (ver postagem).

Se há o projeto executivo (ver postagem), agora há o Decreto de Criação, qual será o próximo passo? Qual o orçamento para sua implantação? Qual o cronograma de ações?

Veja abaixo o texto do Decreto:




Mesmo com mais este passo conquistado, ainda há muitas questões a serem resolvidas! Comemoremos a oficialização do Parque Linear, esta é mais uma garantia da sua existência!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Área do Parque recebe entulho...... Muito entulho

Desde dezembro que a área que foi desapropriada na Vila Tiradentes para receber o Parque Linear tem sido alvo de caçambeiros mal intensionados. A movimentação de caminhões acontece a qualquer hora, de qualquer dia. O terreno já está com quase 2m de altura de tanto material despejado....

Vejam as imagens feitas semana passada pelos cidadãos inconformados! 

Exigimos a apuração pelos órgãos responsáveis, a limpeza imediata da área, a instalação de placas sinalizando o crime e maior fiscalização!

Grato,

Comissão de Moradores da Região do Córrego Água Podre.

 Clique no link e veja mais imagens