sábado, 22 de dezembro de 2012

Apresentação do projeto executivo do Parque

No dia 19/12, na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) houve a apresentação do projeto executivo do Parque Linear Água Podre. Estavam presentes, DEPLAN (SVMA), DGD-CO1 (SVMA), DEPAVE 5 (SVMA), Habi Sul (SEHAB), DEPAVE 1 (SVMA), o Subprefeito do Butantã Daniel (SP-BT) e a Comunidade.

Este será um dos primeiros parques lineares da Cidade a ser entregue em conjunto com o programa Córrego Limpo (Sabesp).

Dado o contexto de mudança de gestão na Cidade, o DGD-CO1 fez menção a ter solicitado inclusão de recursos no orçamento municipal de 2013 para assegurar a continuidade de ações na Região. 

Outra grande garantia da inclusão do Parque Linear na pauta de todos os órgãos envolvidos seria por meio da criação do referido Parque por meio de Decreto Municipal. Tal providência foi ponto de discussão com o Secretário do Verde no dia da sua vistoria à Região (ver postagem)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Secretário em vistoria ao Parque

Na semana passada, 14/12/12, o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, esteve acompanhado do Diretor de DEPAVE 5 (Divisão de Parques e Áreas Verdes), Luiz Carlos Sampaio, da equipe do DGD-CO1 (Divisão de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1 - SVMA), DEPLAN (Departamento de Planejamento da SVMA), da Assistência Social de SEHAB e mais representantes da Comunidade fazendo vistorias nos futuros parques lineares da região.

No Parque Linear Esmeralda, ao longo do córrego Água Podre, ele pode sentir a riqueza que será para a região a execução deste projeto de Parque. Foi apresentada ao Secretário um pré-projeto apontando algumas diretrizes que foram discutidas com a Comunidade sobre aquilo sobre aquilo que desejamos.

Equipe em vistoria analisa planta do pré-projeto

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Relato da Reunião de SEHAB com a Comunidade

Ocorrida em 13/07/12, a reunião teve vários pontos a serem apresentados e discutidos com a população da Comunidade Maria Lúcia (atendida pelo programa Habitacional) e os demais interessados no tema.

Foi apresentada a última versão do projeto dos condomínios que abrigarão as famílias do Maria Lúcia e algumas vindas da Comunidade Sapé. Ao todo serão 222 apartamentos de 2 quartos e 10 salas comerciais que atenderão aos 7 comerciantes cadastrados e algumas atividades sociais.

Há alguns desafios com a negociação dos terrenos onde serão construídos os condomínio. A SEHAB está negociando e assim que o valor a ser pago seja acertado, iniciam-se as obras.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mudança nas condições de conservação do Esmeralda

Há uns dez dias tem sido realizadas ações de melhorias das condições de conservação na região do Esmeralda. O mato foi roçado, as caçambas de entulho retiradas, parte do lixo removida e a limpeza manual do córrego realizada. Nossos SACs tem sido atendidos!

De fato a apresentação da área melhorou muito, tornando-a mais agradável à Comunidade. Desejamos que a área seja mantida no mínimo assim! Ainda há pequenos entulhos a serem removidos, entendemos que será o próximo passo.

Apontamos que a simples instalação das placas sobre o ato de jogar lixo ou entulho serem crimes ambientais está dando resultado. Há 20 dias não há entrada de caçamba! Que tal instalar mais algumas não somente aqui no Esmeralda, mas em outros lugares do Butantã? Antes de punir, deve-se orientar! Ao se orientar, se deve fiscalizar!

Abaixo fotos de parte das ações.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Reunião com SEHAB. Compareçam!

Atenção Comunidade, nesta quinta feira (13/09), as 16h, no salão da Paróquia São Matheus, haverá reunião com representantes de SEHAB (Secretaria de Habitação).

Mesmo que com algum atraso ao combinado na reunião de 26/07 (ver relato), poderemos dialogar sobre o projeto dos prédios, conhecer o seu projeto executivo e saber do cronograma das atividades. Esperamos ter algum andamento em relação à desapropriação das áres para começar s obras.

Além disto, temos que saber sobre a equiparação do aluguel social das famílias do Maria Lúcia em relação às famílias do Sapé.

Nesta reunião também vamos acertar como vai ser o pró-Conselho de Habitação. Este será um grupo de pessoas com a função de acompanhar mais de perto o andamento do projeto habitacional do Parque Linear Água Podre e fazer o diálogo com a Comunidade.

Compareça, prestigiem, façam parte desta conquista!

Até lá!!

Dia 13/09 (5° feira)
Horário: 16h
Local: Salão da Paróquia São Matheus (Av José Maria Alckimin)



Mesmo que tímida, a placa está lá! Chega de lixo e entulho!

Depois de muito exigir, solicitar, reclamar, finalmente foi instalada a placa para orientar e tentar coibir os sujões que degradam o Esmeralda! 

Ainda falta capinar a área, recolher os pequenos montes de entulhos e lixos, remover as diversas caçambas viradas na área e, se possível instalar mais destas placas. 

A comunicação sempre foi um ponto delicado deste projeto, portanto, acreditamos que mais placas podem dar uma outra visão aos munícipes, de área cuidada, com função social, com atenção e cuidado. De acordo com a lei 15.244/10, jogar lixo ou entulho nestas áreas públicas é crime!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Descaso por parte da Subprefeitura Butantã

Há meses temos solicitado a limpeza da área do Esmeralda! Em mensagens anteriores, inclusive, divulgamos os SACs realizados (ver ao final). Tem SACs feitos desde outubro de 2011!

O mais incrível é que nenhum foi atendido!!! 

Tivemos o prenuncio da ação de remoção de entulho hã um mês atrás, mas foi apenas uma passagem relâmpago pela região e a limpeza de uma pequena área... e o pior, tal área voltou a ser alvo dos caçambeiros criminosos! Na madrugada do dia 08/09/12, mais uma carga foi virada onde mal a Subprefeitura removeu o entulho....

domingo, 2 de setembro de 2012

Retomada das atividades de despoluição do Riacho

Foi com alegria que a Comunidade presenciou no sábado (1°/09/12), a retomada das atividade da despoluição do Riacho Água Podre.

Esta atividade envolve apenas a coleta do esgoto que hoje é despejado no riacho, dando o mal cheiro e o aspecto insalubre ao nosso corpo d'agua. A Sabesp é a responsável e havia parado as obras devido ao processo da desapropriação da vila Tiradentes estar moroso. A remoção das casas próximas do riacho impedia a continuidade da movimentação das máquinas.

sábado, 11 de agosto de 2012

Início das melhorias no Esmeralda

Na sexta-feira, 10/08/2012, moradores da região puderam contemplar e acompanhar o início das atividades de limpeza da região do Esmeralda!

Há poucos dias publicamos uma matéria sobre a nossa indignação pelo estado de conservação do local e da falta de sinalização sobre a preservação do espaço (ver postagem). Nossos pedidos vinham desde setembro do ano passado e, finalmente, o processo de recuperação da área começou.

Foi retirado apenas o entulho jogado por um caçambeiro, o material abandonado pela empreiteira Rual (que sumiu sem concluir a canalização) e alguns lixos largados por pessoas de má indole estimuladas pelo estado de conservação!

terça-feira, 31 de julho de 2012

Reunião na Secretaria da Habitação - Encaminhamentos

No dia 26/07/12, a Comissão de Moradores da Região do Córrego Água Podre esteve na Secretaria de Habitação (SEHAB) para apresentar algumas questões ligadas à Comunidade Maria Lúcia e ao projeto habitacional no Parque Linear.

Vários temas foram discutidos, entre eles estava a questão de direitos iguais no pagamento do aluguel social. As famílias que estão em aluguel social, devido às obras de canalização e despoluição do riacho, estão perto de encerrarem a vigência de seus contratos. Outros projetos habitacionais pela Cidade têm valores pouco mais elevado de pagamento às famílias, fomos pedir análise do caso destas famílias.

Sabendo que o maior nó para o início da construção dos conjuntos habitacionais é a desapropriação dos terrenos, queremos saber como está este processo. Falta parte do pagamento de alguns lotes e algumas decisões judiciais em outros. Ao todo são 6 lotes e, segundo os técnicos, há recurso para as desapropriações.

domingo, 29 de julho de 2012

Comunicação foi tema de encontro. Painéis informativos na Comunidade.

No dia 19/07, representantes da Comunidade estiveram numa pequena reunião com membros do DGD-CO1 (Divisão de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da Secretaria da Habitação (SEHAB).

O encontro serviu para manifestar a necessidade de haver mais comunicação por parte dos órgãos envolvidos no projeto do Parque Linear, ou seja, SABESP, Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Secretaria de Habitação (SEHAB), Secretaria de Infraestrutura e Obras (SIURB) e Subprefeitura Butantã (SP-BT). Há várias questões pendentes e poucas notícias atualizadas.

Dentre as questões que foram encaminhadas pelos presentes ficou a necessidade de criar formas de diálogo mais próximas da Comunidade. Para contribuir neste sentido foi sugerido a instalação de painéis comunicativos em alguns pontos. Esta sugestão já foi implantada na Pastelaria do Wilson e Valdira (Rua Dr Laudelino de Abreu, n° 90 - em frente ao galpão da transportadora). Veja a imagem feita deste painel abaixo. A ideia é que ele seja atualizado de tempos em tempos e que outros locais também tenham este material para consulta e atualização da gente! Está previsto a instalação de mais alguns destes painéis (Bar dos Skatistas e outros locias)

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Esmeralda duas realidades de uma mesma área - Relatório fotográfico

Em vistoria fotográfica feita hoje, pudemos notar os dois lados de um mesmo terreno. O Riacho Água Podre corta a área do Esmeralda ao meio.

De um lado, aquilo que começou com a saída da empreiteira Rual. Abandono de parte de tubulações, entulho, interrupção das obras e não recuperação da área. Os ali materiais largados, associados ao mato que cresceu e ausência de placas coibitivas inspiraram pessoas deseducadas a despejarem seus resíduos também. Sacolas de lixo, televisores velhos, sofás, telhas e mais entulho....

Do outro lado, temos o fator presença humana mantendo o local limpo e bem utilizado. Dois moradores voluntários, o Juvenil e o Juca, fazem diariamente a rastelagem das folhas, juntam galhos que caem e até fizeram por si, várias placas alertando sobre a lei que pune os despejadores de lixo.

Abaixo segue uma sequência de fotos mostrando os dois lados do Esmeralda. Percebam a diferença que faz a presença! Este relatório fotográfico serve para registrar aquilo que mencionamos na postagem anterior.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Monitorando a desatenção e o tempo de ação!

Há tempo vem sendo anunciado um certo descaso com a área do Esmeralda. Este local, que foi preservado pela Comunidade organizada desde a década de 70, foi justamente o que deu a ideia para criação de parque linear no córrego Água Podre.

Localização do trecho Esmeralda ao centro da imagem

Com um plantio de muitas árvores no local, o terreno que está à margem do riacho, ficou impróprio para ocupações irregulares e usos inapropriados na época. As árvores cresceram e deram um novo sentido para o terreno público!

Em 2006, com a possibilidade de ser efetuado um projeto de parque  na subprefeitura Butantã, os técnicos viram o potencial desta área e ali começou o projeto, que depois se transformou. Ainda não conhecemos o projeto executivo do Parque, mas ele será para todo o córrego, da sua nascente à foz.

Desde o "sumiço" da empreiteira Rual, ainda no ano passado (para ver este post, clique aqui), e o "abandono" da área do Esmeralda com entulhos da obra e tubulações, o local passou a ser usado para despejo de entulho e lixo, tanto por caçambeiros mal intencionados, como pessoas sem educação! O mato grande associado ao lixo e entulho dão um aspecto de abandono.... Questão de saúde pública, auto estima local e segurança!

sábado, 14 de julho de 2012

Vila Tiradentes, movimentação sem conhecimento da população!

Lentamente a paisagem se altera, transforma e assume novos ares!

Esta semana ocorreu a "limpeza" de grande parte da vila Tiradentes. Desde a demolição das casas, em meados de abril, todo o entulho foi ali deixado, fazendo o quarteirão ter aspecto de campo de guerra pós bombardeio. O cenário inspirou caçambeiros e os cidadãos desavisados a usarem a área para despejarem caçambas, pequenos volumes de entulho, sofás, móveis velhos etc.

Área da vila Tiradentes desapropriada e demolida

terça-feira, 15 de maio de 2012

As nascentes são públicas, cuidemos delas!

Mais uma vitória no processo do parque linear Água Podre, o de ter a garantia sobre a suas nascentes!

Discutido há tempos, a desapropriação da área que abriga as nascentes, ocupou um bom tempo até se desenrolar e virar verdade. Tinhamos o Decreto de Utilidade Pública (DUP) n° 50.588 (29/04/09), que apontava esta intenção. Dados pouco mais de 3 anos da assinatura deste documento eis que achamos no Diário Oficial a publicação da sua desapropriação.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Placa esfarrapada é sinônimo de projeto esfarrapado?

A comunidade da região do Água Podre tem vivido um impasse e um silêncio enorme! Um pouco de informação chega por meio das conversas e um pouco encontramos nos veículos oficiais, mas o que queremos está além das meias notícias! Queremos compromisso e atitude!

Mais uma questão que está pendente de explicação está ligado à SIURB (Secretaria de Infraestrutura e Obras), que por meio da empreiteira Rual está realizando as intervenções de canalização do riacho Água Podre, acerto das margens e asfaltamento de uma rua.

A obra parou na metade, justamente na Vila Tiradentes. Apenas tendo ocorrido obras do trecho que sobe da avenida Rio Pequeno até o término do trecho Esmeralda, onde estão acontecendo em ritmo de tartaruga as desapropriações da SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente).

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Esmeralda - contraste de cenários

A região do Esmeralda, aguarda as intervenções previstas passivamente, enquanto seus desafios crescem diariamente. Até quando?

O entulho e o lixo continuam se acumulando! O mato continua crescendo e dando a certeza do abandono! Os pedidos feitos para a limpeza da área e das placas educativas ainda não apareceram! A fiscalização passa, mas.... o cenário permanece!

sábado, 21 de abril de 2012

Vizinhança em transformação!

O processo da conquista do Parque Linear envolve uma intensa transformação na paisagem da região! Foram obras que começaram e foram interrompidas. Foram remoções de casas que estavam na margem do riacho na Comunidade Maria Lúcia para dar lugar às obras de canalização. Pouco a pouco o parque toma forma e, apesar do processo ser muito lento, vamos entendendo como serão as coisas.

Abaixo segue uma sequência de imagens mostrando a Vila Tiradentes em momentos diferentes. Ali, o abandono das casas que estavam sendo desapropriadas para recuperação das margens do riacho gerou muitos problemas.... depredação destas casas, uso das mesmas por drogados e meliantes, insegurança da comunidade, depósito irregular de entulho e lixo.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Término da canalização do Riacho Água Podre

Há algum tempo as informações sobre o andamento das atividades do Parque Linear andam meio lentas. Uma pena, pois os processos públicos necessitam de mais transparência e diálogo com a comunidade!

Em pesquisa sobre aquilo que tem sido publicada no Diário Oficial, achamos algo que pode ser interessante. Contudo, teremos que fiscalizar e acompanhar para evitar as interrupções no processo, ou os possíveis términos injustificados e sumiços das equipes responsáveis pelas atividades.
Foi publicado no Diário Oficial de São Paulo, o aditamento do contrato com a Siurb (Secretaria de Infraestrutura e Obras) junto a Rual, empresa que está fazendo a obra, ou seja, saiu mais recurso para o término da canalização.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Carta de Esclarecimento 15/12/2011

Após a reunião do dia 15/12/2011, percebemos que algumas questões precisam ser esclerecidas à população. Fizemos uma carta para relatar alguns pontos. Pedimos transparência e seriedade!


21/12/2011

Às Secretarias Municipais envolvidas no processo de implantação do
Parque Linear Água Podre – localizado no Rio Pequeno /Butantã:

Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras;
Secretaria da Habitação; e
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Em reunião realizada com a comunidade em torno do Parque Linear Água Podre em 15/12/11 a fim de acompanharmos mais de perto à implementação do Parque Linear enumeramos algumas questões que gostaríamos de esclarecimento:

  1. Dúvidas sobre a interrupção da obra de canalização do córrego