domingo, 11 de dezembro de 2011

Convite para reunião sobre o Parque

Olá a Tod@s!!
Faremos no dia 15/12/11 (5° feira), das 19h30 as 21h uma reunião de atualização da situação do Parque Linear.
Esta reunião será no salão da Paróquia São Mateus, na Av. José Maria Alkimin, 254 (fone: 3719-5679).
Será um momento de articulação, atualização e mobilização em torno desta conquista para a região!
Comunique os vizinhos, fale com os amigos!
Nos vemos por lá!
Abraço,

Comissão de Moradores da Região do Riacho Água Podre

sábado, 5 de novembro de 2011

Reunião Habi Sul e Comunidade Maria Lúcia

Data: 03/11/11
Local: Salão Paróquia São Matheus

A pauta desta reunião era formada pela apresentação do andamento do programa habitacional para a comunidade Maria Lúcia e pela necessidade da formação do Conselho Gestor de Habitação.

Para começar a reunião foi feito toda uma recapitulação dos ocorridos dentro do projeto do Parque Linear com enfoque na participação da SEHAB (Secretaria da Habitação) neste processo.

O projeto dos conjuntos habitacionais está passando por um revisão a fim de aumentar o número de apartamentos e inserir a Área de Ofício no conjunto. Este espaço abrigará a atividade econômica das pessoas que vivem e trabalham na própria Comunidade. Tais famílias foram cadastradas na época da selagem dos imóveis.

Instalação do canteiro de obras da Sabesp

Nesta semana foi instalado o canteiro de obras da Sabesp no Esmeralda. Finalmente o Programa Córrego Limpo está chegando ao riacho Água Podre.

Vista do canteiro da Sabesp no Esmeralda

domingo, 23 de outubro de 2011

Relato da Reunião da Comissão Técnica e da Comissão de Moradores

Data: 28/09/11
Local: DGD-CO1
 
Síntese da reunião do GT Parque Linear Água Podre realizado em 28/09 no DGD-CO1. A reunião contou com a participação de representantes da comunidade. 

Pauta:

  • Apresentação do Administrador do Parque;
  • Obras de SIURB;
  • Contratação do Projeto do Parque Linear;
  • Desapropriações da Vila Tiradentes;
  • Obras da SABESP;
  • Projeto de SEHAB - conjunto habitacional e área de oficío;
  • Educação Ambiental.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Entulho e lixo continuam aparecendo e Comissão pede intervenção

A Comissão de Moradores tem notado que há um descompasso entre o tempo da limpeza das áreas do futuro Parque Linear e o da entrada de entulho e de lixo.

Tem sido solicitado à Subprefeitura Butantã (SP-BT) via SAC a limpeza das áreas que tem recebido lixo e entulho com frequência, contudo tão logo se limpe logo "aparece" mais material. O entulho chega por meio de caçambas, ou mesmo no carrinho de mão, como na foto a seguir.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pouca atividade e incerteza da continuidade das obras de canalização

Temos vivido uma situação bem esquisita nos últimos tempos.

As atividades ligadas à SIURB (Secretaria de Infraestrutura e Obras) de canalização das margens está quase parada. Pouco se nota no seu avanço! A comunidade percebe que a equipe está reduzida e, quando vem, quase nada faz! A Comissão de Moradores tentou por várias vezes obter informação da secretaria, mas nada nos foi informado.


Outra questão ainda ligada à mesma secretaria e à mesma obra está ligado ao seu término. Esta preocupação se deve ao fato de que o contrato
(114- SIURB-G/2008), que previa inicialmente atividades ao longo de todo o córrego, agora só tem recurso para executar parte do projeto.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Relato da Reunião da Comissão Técnica do Parque Linear


Local: SVMA  
Data: 18/08/11 
Presentes: Felippe (SP-BT); Sun Alex, Cauê, Claudia, Horácio, René e Marcia (SVMA), Luiz (Sehab); Andrea (Sabesp) e Cesar (Comissão de Moradores)

Siurb: não compareceu e não justificou
Informes:

SEHAB (Secretaria de Habitação) – O processo de dasapropriação do terrenos para construção dos conjuntos habitacionais tiveram o valor maior do que o esperado. Perito fez a vistoria para avaliação. O projeto executivo dos conjuntos habitacionais estão contratados.
Foi pedido para o projetista contratado incluir a Área de Ofício no projeto dos conjuntos habitacionais.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Novas áreas verdes são meta para 2012 na Subprefeitura BT

A Agenda 2012, Programa de Metas para a Cidade de São Paulo, faz parte de um processo de busca de transparência do governo municipal. Define metas de curto, médio e longo prazos que traduzem o plano de governo. Sua elaboração atende às exigências da Emenda nº 30 à Lei Orgânica do Município, aprovada pelo Legislativo em fevereiro de 2008.

Na Agenda 2012 constam uma série de ações previstas para todas as subprefeituas, entre elas, está a entrega do Parque Linear ao longo do Riacho Água Podre aqui no Butantã.


Sugerimos que os cidadãos entrem neste sítio, confiram as metas assumidas e monitorem a sua efetivação.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Denuncia resulta em limpeza da área do Parque, mas tem mais entulho aparecendo

A Comissão do Moradores apontou o depósito de entulho na área do Esmeralda, que faz parte do futuro Parque. O fato foi postado aqui no blog.

Semana passada a Prefeitura atendeu ao SAC n° 10044630 e limpou o entulho e o lixo. Veja abaixo a imagem do antes e depois.

sábado, 2 de julho de 2011

Comunidade se prepara para Conselho do Programa Habitacional

As comunidades Maria Lúcia e a Esmeralda, que são ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), serão atendidas por um Programa Habitacional dentro do projeto do Parque Linear. Ambas estão vivendo o processo da transformação intenso.

O cadastro feito por Habi Sul (Sehab) contabilizou 116 famílias na Maria Lúcia e mais 6 no Esmeralda. Desde ano passado 42 famílias já saíram para o aluguel social, dando espaço para a entrada das obras de Siurb (em curso) e da Sabesp (com entrada prevista para breve).

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Área de Ofícios ainda é uma incerteza no Projeto do Parque

O projeto do Parque Linear no riacho Água Podre tem sido considerado único pela combinação de órgãos públicos e suas competências, pela sua extensão, pelas inovações propostas e pela participação da sociedade civil.

Uma das questões que ainda está em fase de estudo e negociação é a Área de Ofícios para os comerciantes da comunidade Maria Lúcia. Com a ampliação do Projeto do Parque e a entrada das obras de Siurb e Sabesp, parte da comunidade teve que ser removida para dar espaço a tais intervenções. Em virtude destas eventuais saídas toda a comunidade passou a ser objeto de um programa habitacional, o que tornará todo o espaço da comunidade em área de convívio e contemplação no projeto do Parque.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vistoria da Prefeitura e história do Parque viram matéria da TVT

Há alguns dias a região que abrigará o Parque Linear ao longo do Córrego Água Podre recebeu uma vistoria conjunta de diversos órgãos. Entre eles estavam Secretaria de Habitação (SEHAB), Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e Subprefeitura Butantã (SP-BT). Foram vistoriados os locais em desapropriação para a construção dos conjuntos habitacionais, as duas comunidades que serão atendidas pelo programa habitacional (Maria Lúcia e Esmeralda) e o possível local que abrigará a área de ofício. Além disto foi possível contemplar a a retomada das obras de Siurb de contenção das margens do riacho.


A comunidade organizada acompanhou  a vistoria e contribuiu na discussão de alguns temas.

Durante a vistoria houve a gravação de parte de uma matéria produzida pela TVT. A matéria completa pode ser vista em: http://www.tvt.org.br/watch.php?id=5390&category=0

A comunidade continua atenta aos andamentos dos projetos ligados à conquista do Parque!

Participe desta história!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Registro da Expedição na National Geographic Brasil

Um percurso ao longo do leito do riacho Água Podre foi um dos 30 roteiros da Expedição Pinheiros Vivo, ocorrido em 15/05/11. A ideia era levar pessoas interessadas a conhecer e registrar diferentes locais relacionados ao Rio Pinheiros, seus personagens, suas características, suas histórias e tudo mais que fosse possível captar!

Este coletivo de fotógrafos foi coordenado pelo experiente fotógrafo Roberto Linsker e pelo morador e educador Cesar Pegoraro. Linsker é um dos fotógrafos do time da National Geographic Brasil e semanalmente escreve sobre suas experiências de vida e de profissão. Visite sua página no blog e veja algumas impressões sobre esta vivência cidadã, algumas imagens captadas por ele e por alguns participantes deste grupo.

Boa viagem, entre que a casa é sua!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Relato da reunião com SEHAB

Local: Gabinete SEHAB (Secretaria de Habitação)
Data: 06/06/11
Presentes: Representantes SEHAB (Gabinete e Habi Sul), da Subprefeitura Butantã (SPBT) e da Comissão de Moradores

Tal encontro foi solicitado pela Comissão de Moradores à Secretária Adjunta e Superintendente de Habitação Popular Bete França. Como pauta estavam quatro questões: Conhecer o estado do projeto executivo dos conjuntos habitacionais, identificar o andamento da desapropriação dos terrenos para sua construção, identificar o cronograma das atividades e conhecer proposta para a área de ofício.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cuidando daquilo que é de todos

Em andanças pela comunidade não é difícil encontrar locais belos e interessantes com atos de abandono e degradação. Estas situações são de responsabilidade tanto do Poder Público como dos cidadãos! Sim, todos respondemos por aquilo que é de todos, ou seja, os espaços e bens públicos. 

No caso das áreas próximas ao córrego, local que em breve abrigará o Parque Linear, são várias situações que mostram o quanto precisamos trabalhar juntos para iniciar um processo de apropriação e cuidado desta área.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sensibilidade para sentir a presença dos novos moradores do Parque

Mensagem de muita sensibilidade recebida de uma moradora e Amiga do Parque:


Olá acompanhantes do parque Água Podre!

Dia 04 de maio meu marido chegou por volta das 17h em casa me chamando para ver uma cena bonita na frente ao campinho do Esmaga Sapo

Fomos ligeiro para não perder a chance de registrar o momento.


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Passagem da Expedição Fotográfica interage com a comunidade

No dia 15/05/11 (domingo), ocorreu a Expedição Pinheiros Vivo, promovido pela ONG Águas Claras do Rio Pinheiros e produzido pelo Estúdio Madalena e Faina Moz. Esta atividade cívica e ecológica levou centenas de pessoas a redescobrirem partes do Rio Pinheiros, a registrarem suas impressões e, acima de tudo, a se mobilizarem por questões públicas, como a questão da recuperação dos corpos d'água e a educação para a cidadania.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Vistoria traz apoio aos Parques Lineares do Água Podre e do Sapé

Na manhã de hoje, 29/04/11, uma comitiva formada por Bete França (Secretária Adjunta de Habitação) e assessores, Vereador Juscelino Gadelha e assessores, representantes do Gabinete da Subprefeitura do Butantã (SP-BT) e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) esteve visitando as comunidades do Sapé e do Água Podre. Em ambas estão acontecendo projetos de parques lineares.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Maquete ajuda comunidade a entender a realidade

Durante o ano passado alguns encontros entre técnicos do DGD-CO1 (Divisão de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e moradores da região do Riacho Água Podre resultaram em maior entendimento de conceitos e na confecção de duas maquetes.

Este grupo de estudo tinha temas ligados ao projeto do Parque Linear a discutir. Entre eles, o conceito de bacia hidrográfica, para que a comunidade, mesmo morando nas partes mais altas, se sinta parte do riacho e da sua qualidade. Entender a formação de um rio e o processo de ocupação do território também ajudou a perceber onde há desafios e possibilidades para o projeto.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Água Podre fará parte de Expedição Multimídia

Um percurso ao longo do riacho Água Podre será um dos roteiros da Expedição Rio Pinheiros Vivo: multimídia, cívica e ecológica. Ao todo serão 30 diferentes roteiros espalhados pela bacia hidrográfica do Rio Pinheiros (conjunto de rios que formam o velho Pinheiros).

Esta é uma iniciativa da ONG Águas Claras do Rio Pinheiros, tem a produção do Estúdio Madalena e será direcionada somente aos funcionários das empresas mantenedoras da entidade.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

No mês da Água alunos do CEU BT visitaram área do futuro parque

Em comemoração ao mês da Água foram realizadas atividades de Educação Ambiental pelo NGD-CO1 (SVMA) com alunos do CEU BT (de 15 a 29 de março).
Diversas monitorias foram realizadas ao longo do riacho Água Podre para alunos da 3ª série, sendo divididas em 2 dias:

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Relato Atividade com Moradores e Técnicos - CEU BT - 23/03/11


Na atividade realizada em 23/03, no CEU Butantã estiveram presentes cerca de 150 pessoas da comunidade, além dos técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Secretaria de Habitação (SEHAB), Subprefeitura Butantã (SP-BT) e Sabesp. Apenas não estiveram presentes os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Siurb), responsável pelas obras de contenção das margens do riacho Água Podre.
A intenção deste encontro era promover uma reunião ampliada entre a comunidade e os técnicos dos diversos órgãos públicos envolvidos com as atividades da execução do Parque Linear. Neste sentido, foi apresentado um breve histórico do Parque, que teve início em 2006,

sexta-feira, 25 de março de 2011

Um novo parque vem aí!

Esta matéria foi publicada no Boletim da Subprefeitura do Butantã em maio 2007. O projeto anunciado nesta matéria contemplava apenas um trecho do nosso riacho.
Depois de muito debater sobre o projeto e propor várias melhorias, ele está virando verdade! Será o primeiro parque linear que terá intervençoes da nascente do riacho até a sua foz!
Boa leitura!



http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/subprefeituras/boletim/2007/maio/boletim_butanta_mai2007.pdf

sexta-feira, 11 de março de 2011

Entulho e lodo ainda estão presentes em área do Parque

Em denuncia de 11/12/10, apontamos a deposição de lodo retirado do próprio Riacho e entulho proveniente da remoção das famílias da Comunidade Maria Lúcia na área que está sendo concebido o Parque Linear, trecho do Esmeralda.
Registramos na presente data que ainda há a permanência de parte grande do entulho. Isto tem deixado o visual feio, tem atraído os caçambeiros e toda esta situação tem provocado o assoreamento do leito, ou seja, tem muita areia e pedra se depositando no fundo do riacho, fazendo ele ficar mais raso e aumentando o risco de enchente na região. Este procedimento também contraria a lei, pois para se fazer aterros, ainda mais onde será um parque, somente poderia ser feito com terra limpa!
Queremos uma explicação rápida da empreiteira Rual e da contratante, a SIURB (Secretaria de Infraestrutura e Obras). Além de pedir a presença dos órgãos fiscalizadores!
Abaixo segue uma sequência de imagens do trecho Esmeralda  demonstrando a situação. As imagens são de 11/03/11

quinta-feira, 10 de março de 2011

Relato Reunião Comissão Técnica - Sub BT, 03/03/11


Data: 03/03/11
Local: Subprefeitura Butantã (SP-BT)
Presentes: Pedro Pérez e René (DGD-CO1), Sun Alex (SVMA), Andrea (Sabesp), Mozart (SP-BT), Heloise e Cesar (Comissão de Moradores)
Ausências: Habi Sul – justificou ausência devido a atividades no Sapé e Siurb (Secretaria de Infraestrutura e Obras) não justificou